sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jogos de oposição

O objetivo dos jogos de oposição é proporcionar a vivência da corporeidade nos alunos, podendo assim ensinar de uma forma lúdica as matérias propostas durante as aulas. Os jogos de oposição na parte da luta é dividido em seis grupos, eles são: jogos de rapidez e de atenção, jogos de conquista de objetos, jogos de conquista de território, jogos para desequilibrar e jogos para reter, imobilizar e livrar e jogos para combater.

JOGOS DE RAPIDEZ E ATENÇÃO: Jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitando o contato próximo com o adversário. As ações motoras que esses jogos ajudam são: deslocar-se rapidamente (em pé, no chão), reagir ao deslocamento do outro, coordenar deslocamentos, mudar de posição. As competências cognitivas e as atitudes que irão obter é: ser atento e vigilante, dar prova de iniciativa, respeitar e aceitar as regras, aceitar a derrota, situar-se em espaço delimitado, estudar o adversário.

Saci - O professor escolhe um aluno para ser o saci , o aluno deverá segurar um dos seus pés com uma das mãos , se estabilizando em um pé só , o restante da turma se espalha pela sala , ao sinal do professor(a) o “saci” deverá tentar pegar seus colegas, os colegas que foram pegos pelo “saci” , deverão fazer o mesmo procedimento , ficando em um pé só tentando pegar os demais , jogo de rapidez e atenção , com as seguintes ações motoras envolvidas, ataque: toque ; defesa: esquiva.
Aranha - O aluno escolhido para ser a aranha , deverá ficar em 4 apoios sendo as mãos e os pés, a turma se espalhará pela sala e ao sinal do professor(a)  ,o aluno escolhido para ser a “aranha” deverá pegar seus colegas , caso a aranha pegue alguém , o mesmo deverá “virar aranha” ficar em 4 apoios , e ir pegar os demais colegas, jogo que envolve atenção e rapidez, e tendo ações motoras de ataque ,o toque, e ações motoras de defesa a esquiva.


JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETOS: Aproxima os adversários, mas as ações de oposição são feitas em direções a objetos a serem conquistados. Os papéis de atacante e defensor são separados. As ações motoras que esses jogos ajudam são: realizar ataque surpresa considerar e utilizar os deslocamentos do outro, proteger um objeto, apropriar-se de um objeto, resistir ao ataque do outro.  As competências cognitivas e as atitudes que irão obter é: astúcia, aceitar o contato, aceitar regras, imposições de espaço, de tempo. Fazer estratégia, mudar de estratégia.
Gol de bola ou Gol de números - A turma deverá ser dividida em 2, grupo A e grupo B, sendo que deverá ter o mesmo numero de alunos para ambos os lados,  após feita a divisão , o professor(a) irá numerar cada aluno em ordem crescente , por exemplo se o grupo A tem 7 alunos ,os mesmos serão numerados de 1 a 7 , respectivamente isso acontecera também no grupo B, um grupo de frente para o outro, sendo que   os alunos deverão ficar de joelhos um do lado do outro, será colocada uma bola no meio dos grupos, é será estipulado o local para cada grupo fazer o “gol” , para iniciar a brincadeira o professor(a) irá citar um numero , por exemplo numero 1, os alunos que foram selecionados para ser o numero 1 do grupo A e grupo B , sem ficar em pé , deverão ir rapidamente ate a bola , pega lá e tentar levar ate o seu gol, o seu oponente poderá impedir , usando táticas de luta de domínio , agarrando , imobilizando , etc, ganha o jogo que fizer mais gols. Jogo de conquista de objetos, com as ações motoras de ataque: agarrar, imobilizar, desequilibrar, reter; e ações motoras de defesa: esquivar, resistir e livrar.
 

JOGOS DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO: As situações desse grupo implicam aproveitamento e diversificação das ações desequilibradoras para chegar a seus fins. As ações motoras que esses jogos ajudam são: agarrar de varias formas um adversário, empurrar, puxar, resistir, desequilibrar o adversário. As competências cognitivas e as atitudes que irão obter é: dar prova de coragem, organização espacial e temporal, inventar e respeitar regras, inventar ações, controlar suas ações.
Conquista de território - A turma deverá ser dividida e 2 grupos, sendo que a sala deverá ser dividida em 2 partes também, em cada lado da sala “território” deverá ter um objeto para o grupo defender, no caso, foi utilizado uma bola suíça, o objetivo do jogo é invadir o lado do oponente tentando pegar a bola e voltar para seu território, a partir do momento em que uma pessoa do grupo ultrapasse a linha marcada de separação a outra equipe poderá, utilizar das técnicas da luta de domínio, imobilizando , segurando o oponente para que ele não pegue a bola, vence quem conseguir pegar a bola e voltar para seu campo de defesa. Jogo de conquista de território , envolvendo as ações motoras de ataque: agarrar, desequilibrar, imobilizar , e as ações de defesa: esquivar , resistir e livrar.
 



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