sábado, 25 de fevereiro de 2012

Prática 1 e 2

PRÁTICA 1
AQUECIMENTO:
Sociabilização - Para o inicio a disciplina de lutas , em primeiro momento teríamos de ter uma sociabilização com os demais colegas , para saber o nome de todos , formamos um circulo , aonde todos deveriam falar o seu nome e fazer um gesto de luta, após estipulado uma pessoa para começar a mesma falaria seu nome e seu mostraria seu gesto em seguida a palavra ia para a pessoa do lado aonde esta deveria falar o seu nome e o nome do primeiro colega junto com os gestos , tendo como o objetivo de guardar o nome dos colegas e fazer um breve aquecimento.

PERCUSSÃO:
Toques todos contra todos - Os alunos se separam pela sala , o professor(a) estipula que pode tocar qualquer um dos colegas, mas em um lugar determinado do corpo , no caso ombros e barriga, essa brincadeira estimula ações de ataque e defesa , sendo a de ataque tocar , e defesa esquivar. Variação em duplas - A logica da brincadeira é a mesma , só que agora é um de frente para o outro , em duplas, os alunos deverão tentar tocar os ombros ou a barriga do colega , as mesmas ações motoras são desenvolvidas,  toque e esquiva.

Tocar o colete no colega - Em duplas, com um colete em mãos, um deverá tentar tocar o colete no outro, simulando uma luta de esgrima, brincadeira considerada de distancia longa, aonde a ação motora de ataque envolvida é o toque e a ação motora de defesa é a esquiva.

DOMÍNIO:
Cachorrinho - Dentre a turma foi selecionado um aluno para ser o “cachorrinho”, o que irá pegar, o mesmo deverá ir atrás dos outros alunos em 6 apoios , tentando pegar os pés, caso ele consiga deverá tentar derrubar o aluno , se conseguir derrubar o mesmo se juntará ao cachorrinho, para pegar os outros.

Sentados com as costas no amigo - A brincadeira se inicia com dois alunos sentados no chão um de costas para o outro, pernas esticadas , mãos atrás das orelhas, ao sinal do professor , os mesmos deverão se virar rapidamente , tentando colocar seu oponente com as costas no chão, sem levantar apenas de joelho.
  

Pegar a bola do colega - Os alunos deverão iniciar a brincadeira na mesma posição, alunos sentados no chão um de costas para o outro com uma bola entre o dois, pernas esticadas , mãos atrás das orelhas, ao sinal do professor , deverão se virar rapidamente , tentando pegar a bola , não deixando que o outro pegue, o aluno que pegar a bola deverá protege-la usando táticas para que o outro não consiga tirar.
A duas brincadeiras são de domínio, as ações de ataque são: agarrar, reter, desiquilibrar , imobilizar.
Ações de defesa: resistir e livrar-se.

MISTAS:
Tirar o colete do colega - Será distribuido para cada aluno um lenço, pano, colete , algo do gênero, os alunos deverão escolher um lugar do próprio corpo e amarrar o lenço, tendo o cuidado para que os outros alunos não tirem o lenço ,  a brincadeira é individual , todos contra todos, valendo “quedas”  se for o caso de facilitar a retirada do lenço.

PRÁTICA 2
AQUECIMENTO RECREATIVO
Coelho sai da toca – uma brincadeira mais para a sociabilização, cada aluno ficará de pé dentro de um arco, a cada sinal do professor o aluno deverá correr para outro arco, assim sucessivamente o professor a cada sinal terá que tirar um arco e assim os alunos terão que se juntar com um colega em outro arco, até que sobre apenas um arco e todos deverão tentar entrar no arco.
   

Jockey pow de flexibilidade – os alunos deverão se dividir em duplas, e jogar o jockey pow onde a mão aberta representa o papel, a mão fechada a pedra e a mão mostrando o numero dois representará a tesoura, ao sinal jocey pow que a dupla falará terão que mostrar um dos três gestos da brincadeira, se caso um mostra pedra e o outro papel, o papel vence,  a pedra vence da tesoura, a tesoura vence o papel e caso os dois mostrarem o mesmo será um empate, a posição dos pés que irá fazer o trabalho de flexionamento, pois de inicio os alunos terão que ficar com pés um atrás do outro e cada aluno um de frente para o outro, o aluno que tiver perdendo irá sempre com o pé da frente para frente e o que esta vencendo com o pé da frente irá para trás, caso o que esta vencendo perca o que venceu volta a possição inicial e o outro irá abrir a perna.



















JOGOS PARA DESEQUILIBRAR
Sumozinho (mão com mão) – em duplas e com um arco na dupla os alunos darão as mãos e com um dos pés no arco irão ter que fazer com que o outro colega saia com o pé do arco, lembrando que só pode segurando as mãos (como na foto). As ações motoras são de ataque desequilibrar e imobilizar e de defesa resistir e livrar-se . Variação de mão na cintura -  o objetivo sempre será o mesmo, tirar o colega do arco, só que agora a dupla terá que segurar na cintura do outro (como na foto), podendo apenas segurar na cintura para retirar o pé do colega do arco. As ações motoras são de ataque agarrar, desequilibrar e imobilizar e de defesa resistir e livrar-se . Variação qualquer parte do corpo – com o mesmo objetivo, só que dessa vez o aluno poderá segurar em qualquer parte do corpo do outro colega (como mostra a foto). As ações motoras são de ataque agarrar, desequilibrar e imobilizar e de defesa resistir e livrar-se.
 

Jacaré – continuando em dupla e com o arco, os alunos terão que ficar com as duas mãos dentro do arco e terão que ficar como se fosse fazer flexão, o objetivo da brincadeira é fazer com que o outro cai, mas apenas tentando puxar o punho e tirar as mãos do colega do arco. As ações motoras são ataque agarrar e desequilibrar e de defesa resistir e livrar-se.
 


Briga de galo – em duplas e com arco apenas para demarcar uma distancia entre os alunos, deverão ficar na posição de croc e fazer a “briga de galo” onde pode pegar nos braços para derrubar o colega. As ações motoras são de ataque agarrar, reter e desequilibrar e de defesa esquivar-se, resistir e livrar-se.



Pé com pé – ainda em duplas os alunos terão que sentar próximo ao arco que estará demarcando a distancia e terão que juntar os pés e fazer força para que o outro se desequilibre e assim vencer. Variação com as mãos  no chão – os alunos terão que  fazer a mesma coisa só que com as mãos no chão assim não podendo ajudar as pernas segurando com as mãos . Variação com a mão no abdome – terá que fazer a mesma coisa, mas para dificultar e fazer mais força, muito usado em treinamento como uma forma de descontração e de preparo físico. As ações motoras das três variações são de ataque desequilibrar e de defesa resistir e livrar-se .
 



JOGOS PARA RETER, IMOBILIZAR, LIVRAR-SE
Garagem e carro – em duplas, um dos alunos terá que deitar em decúbito dorsal com os braços abertos sendo a garagem  e o colega terá que ficar em decúbito ventral  em cima do outro imobilizando-o sendo o carro, assim o que está imobilizado terá que tentar de desprender do colega. Variação de garagem e o carro na lateral – a garagem ficará na mesma posição e o carro terá que ficar em decúbito dorsal, mas de lado para o colega (veja a foto), imobiliza o que está em baixo e o objetivo é o mesmo terá que se soltar. As ações motoras das duas variações  são de ataque agarrar, reter, imobilizar e de defesa esquivar-se e livrar-se.
  



FINALIZAÇÃO DA AULA
Passa  o arco – todos os alunos terão que fazer uma roda e dar as mãos (como na foto), o professor irá iniciar com um arco que escolherá o local da iniciação da brincadeira, terá que passar pelos alunos sem que soltem as mãos e caia o arco, o aluno terá que passar por dentro do arco, ao decorrer o professor poderá aumentar a quantidade de arcos para que facão rapidamente o processo e sem deixar com que os arcos fiquem juntos.
 

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