segunda-feira, 18 de junho de 2012

Historia e Filosofia do Karate


O Karatê tem sua origem perdida no tempo, então existem histórias que contam que ele originou-se na Índia   e outras que foi na China, sem ter uma definição concreta, apenas sabendo que isso já foi a mais de doze séculos. Depois a luta foi sendo praticada e evoluindo, passando de geração em geração e migrando por outras regiões. Tudo isso contribuiu para que o Karatê hoje tenha vários estilos entre os mais conhecidos estão- Kata (luta sem contato), apenas as técnicas, e o Kumite (luta propriamente dita).
No começo as lutas sem armas no mundo oriental eram praticadas como exercício físico, e para educar, disciplinar e agregar valores éticos e morais sem ter caráter de esporte de combate, e o karatê se introduz nisso.
O grande responsável pela evolução do karatê, foi o mestre Gichin Funakoshi,   e foi ele que desenvolveu a arte marcial como esporte de combate no Japão, e foi convidado para ser o professor nas escolas e universidades do país. O mestre Funakoshi usava a luta do karatê como método de defesa pessoal, usando a filosofia samurai como base, além de se apropriar de um embasamento teórico-cientifico para ajudar os praticantes muito mais que técnicas e assim tornando-os cidadãos melhores.
A filosofia do carate se resume em cinco palavras "mágicas":
Disciplina; 
Determinação;
Respeito;
Desapego;
Honra;
Gichin Funakoshi



Graduações Karatê 

Atleta destaque de Karatê (escolhida pelos blogueiros)
Keith Sato Urbinati







3 comentários:

  1. não sou mais atleta, entrem em contato com a Lucelia Brose (tri-campeã panamericana) ou Douglas Brose (atual campeão mundial)...Abcs

    ResponderExcluir
  2. Essas graduações são de que estilo de karatê?

    ResponderExcluir
  3. não usem isso para trabalhos, está totalmente errado. Sugiro ao dono do blog arrumar, ou deletar isso.

    ResponderExcluir