Nos dias 26 e 27 de Outubro foi Realizado o 1º workshop de lutas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foi no auditório Blaise Pascal (ao lado da biblioteca central), os dois dias teve várias palestras tanto do uso das lutas com caráter pedagógico quanto a preparação física de atletas, ocorreu ao longo do curso relatos de experiencia, em destaque a história da careira do judoca português Pedro Dias. Veja um breve resumo das palestras, logo abaixo:
1.
Palestra:
Iniciação Desportiva em Lutas.
A
seguinte palestra foi ministrada pelo professor DR. Sergio Santos da
Universidade Federal do Paraná. Aonde ele abordou o ensino das lutas de uma
forma pedagógica com utilização dos Jogos de Oposição, esses ajudam as crianças
a vivenciar as lutas de uma forma didática e lúdica, quebrando estereótipos
negativos que as lutas têm para uma grande parte da sociedade e trazendo uma
cultura corporal diferenciada para os jovens. Os Jogos de Oposição podem ser
realizados em lugares adaptados e com materiais alternativos que isso facilita na
sua construção e insere o aluno a uma iniciação desportiva sem cobranças e
mostrar que importante é o desenvolvimento como um todo da criança tanto na
parte física como no caráter.
2.
Relato
de Experiência 1.
O primeiro relato de experiência foi
dado pelo judoca e gestor esportivo português Pedro Dias, aonde ele nos ensinou
uma grande lição de vida, onde precisamos ir busca do nosso sonho com todas as
forças, porém, de uma forma consciente e planejada para não ter alto índice de
frustração. Com isso caminho percorrer é seguinte traçar um objetivo principal
para sua vida, mas sem esquecer-se de outras metas paralelas do longo caminho
que é viver, trabalhar incansavelmente para gerar resultados, saber lidar com
os tropeços e as glórias de uma forma madura e por fim estar preparado quando
alcançar o seu sonho. E foi usando essa linha que Pedro desde seus 14 anos
queria disputar uma Olimpíada, e após 12 anos de uma busca pelo sonho, ele
competiu e ficou em 9º nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, China.
3.
Aspectos
Pedagógicos das Lutas: Caso Muay Thai.
A palestrante
Luisa F. Medeiros ministrou sua pesquisa cientifica que abordava as lutas com
caráter pedagógico, no caso muay thai, ela foi orientada pela professora MS.
Keith U. Sato, aonde nas aulas de educação física na escola, ela abordou as
técnicas da luta adaptando o ambiente escolar e materiais alternativos pela
falta recurso da escola, porém não comprometendo no resultado final. Ao longo
das aulas a professora Luisa avaliou os alunos sobre alguns critérios, dentre
mais importantes, são os seguintes: reconhecer a importância do conteúdo
estudo, compreender a proposta sugerida, participação efetiva das crianças. Por
fim, foram passados os resultados e concluindo a pesquisa, foram alcançadas as
metas de forma satisfatória para seguir o caminho pedagógico da luta inserido
ao âmbito escolar.
4.
Relato
de Experiência 2.
O Segundo Relato de
Experiência foi feito pela aluna de Educação Física (licenciatura) do 4°
Período, Karla Mariana da Silva, que é atleta de Taekendo há oito meses, e
nesse curto espaço de tempo já coleciona várias conquistas, e nos contou como é
sua rotina de treino, sua dieta balanceada e algumas competições marcantes na
sua curta carreira, aonde foi concluído também que ela não tem uma preparação
física com especialista na área de educação física que feito apenas pelo
técnico graduado na modalidade. Ainda a aluna Karla pretende trabalhar com
difusão pedagógica do Taekendo na escola.
5.
Preparação
Física para modalidades de percussão.
O professor Dr. Julio
Cesar Bassan da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi o ministrante
dessa palestra, e ele abordou algumas de suas experiências na preparação física
de algumas equipes de lutas de percussão, dentre elas o caratê, esgrima,
taekendo, entre outras. O professor destacou alguns pontos importantes que
profissional de educação deve saber na preparação de um lutador, esses pontos
são: primeiro devemos ter um bom embasamento teórico na fisiologia do exercício
e bioquímica, assim teremos base para desenvolver o atleta como todo no âmbito
biológico, segundo devemos trabalhar de forma periodizada, que deve conter um
período pré-competitivo (preparação), competitivo (manutenção) e de transição
(recuperação), vale ressaltar que as três etapas tem importância impar e uma
não tem sucesso sem a outra, e por ultimo devemos entender que o mesmo treino
para indivíduos diferentes vai ter resultados diferentes. Finalizando a
palestra o professor mostrou alguns exemplos de treinos funcionais a lutas com
alguns voluntários utilizando a corda com material principal, esses trabalhos
tinha o objetivo de melhorar agilidade, força, postura, entre outras valências
físicas necessárias para um lutador.
6.
Iniciação
a Esgrima.
O treinador do Clube
Talia, Oswaldo de Almeida Monteiro, que é economista também, abordou uma breve
iniciação a esgrima, explicando a diferença das categorias (florete, espada e
sabre), e essas diferenças são na questão da onde pode atacar e ser atacado em
relação ao oponente. No caso do florete o atleta só pode tocar o oponente na
região do tronco, na espada todo corpo pode ser tocado e no sabre pode acertar
membros superiores e tronco. Foi feita uma vivencia da esgrima por voluntários
leigos da plateia, simulando uma luta real com aparelho para contagem dos
pontos e as regras oficiais da luta.
7.
Relato
de Experiência 3.
O
ultimo relato de experiência foi feito uma interação plateia e entrevistado com
perguntas e respostas, e o relator da vez foi o atleta de MMA e estudante de
Educação Física, Matheus “Buffa”, e ele respondeu algumas duvidas sobre sua
rotina de treino, algumas competições marcantes, a questão de perda rápida de
peso para as lutas e até a história de seu apelido. Com isso, ficou concluído
que ele tem um treinamento muito bom, com uma gama de profissionais muito
competentes na sua preparação, nas suas lutas foi mostrado bons resultados, mas
na questão de perda rápida de peso é que ele não tem um acompanhamento de
especialistas e isso faz com ele pratica métodos sem uma orientação necessária.
8.
Preparação
Física para modalidades de domínio.
A ultima palestra do workshop ficou sobre a
responsabilidade da professora Ms. Edina M. Camargo, ela ministrou a temática
da preparação física de judocas, primeiro ela demostrou exemplos técnicas de
golpes do judô como rasteiras e alavancas, com isso comentou que preparação
deve ser feita de forma especifica, trabalhando os grupos musculares mais
relevantes para a luta, que no caso do judô seria o grupo Core, isquio tibiais
e reto femural, tríceps surral, glúteos, bíceps e tríceps braquial, deltoide
entre outros, para ter um melhor desempenho no judô. Logo deve fazer esse
trabalho resistido junto às habilidades técnicas das modalidades para ter
melhor aproveito da preparação do atleta.
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