quarta-feira, 28 de novembro de 2012

1º Workshop de Lutas: da pedagogia a preparação física

Nos dias 26 e 27 de Outubro foi Realizado o 1º workshop de lutas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foi no auditório Blaise Pascal (ao lado da biblioteca central), os dois dias teve várias palestras tanto do uso das lutas com caráter pedagógico quanto a preparação física de atletas, ocorreu ao longo do curso relatos de experiencia, em destaque a história da careira do judoca português Pedro Dias. Veja um breve resumo das palestras, logo abaixo:

1.    Palestra: Iniciação Desportiva em Lutas.
A seguinte palestra foi ministrada pelo professor DR. Sergio Santos da Universidade Federal do Paraná. Aonde ele abordou o ensino das lutas de uma forma pedagógica com utilização dos Jogos de Oposição, esses ajudam as crianças a vivenciar as lutas de uma forma didática e lúdica, quebrando estereótipos negativos que as lutas têm para uma grande parte da sociedade e trazendo uma cultura corporal diferenciada para os jovens. Os Jogos de Oposição podem ser realizados em lugares adaptados e com materiais alternativos que isso facilita na sua construção e insere o aluno a uma iniciação desportiva sem cobranças e mostrar que importante é o desenvolvimento como um todo da criança tanto na parte física como no caráter.



2.    Relato de Experiência 1.
O primeiro relato de experiência foi dado pelo judoca e gestor esportivo português Pedro Dias, aonde ele nos ensinou uma grande lição de vida, onde precisamos ir busca do nosso sonho com todas as forças, porém, de uma forma consciente e planejada para não ter alto índice de frustração. Com isso caminho percorrer é seguinte traçar um objetivo principal para sua vida, mas sem esquecer-se de outras metas paralelas do longo caminho que é viver, trabalhar incansavelmente para gerar resultados, saber lidar com os tropeços e as glórias de uma forma madura e por fim estar preparado quando alcançar o seu sonho. E foi usando essa linha que Pedro desde seus 14 anos queria disputar uma Olimpíada, e após 12 anos de uma busca pelo sonho, ele competiu e ficou em 9º nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, China.



3.    Aspectos Pedagógicos das Lutas: Caso Muay Thai.
A palestrante Luisa F. Medeiros ministrou sua pesquisa cientifica que abordava as lutas com caráter pedagógico, no caso muay thai, ela foi orientada pela professora MS. Keith U. Sato, aonde nas aulas de educação física na escola, ela abordou as técnicas da luta adaptando o ambiente escolar e materiais alternativos pela falta recurso da escola, porém não comprometendo no resultado final. Ao longo das aulas a professora Luisa avaliou os alunos sobre alguns critérios, dentre mais importantes, são os seguintes: reconhecer a importância do conteúdo estudo, compreender a proposta sugerida, participação efetiva das crianças. Por fim, foram passados os resultados e concluindo a pesquisa, foram alcançadas as metas de forma satisfatória para seguir o caminho pedagógico da luta inserido ao âmbito escolar.




4.    Relato de Experiência 2.
O Segundo Relato de Experiência foi feito pela aluna de Educação Física (licenciatura) do 4° Período, Karla Mariana da Silva, que é atleta de Taekendo há oito meses, e nesse curto espaço de tempo já coleciona várias conquistas, e nos contou como é sua rotina de treino, sua dieta balanceada e algumas competições marcantes na sua curta carreira, aonde foi concluído também que ela não tem uma preparação física com especialista na área de educação física que feito apenas pelo técnico graduado na modalidade. Ainda a aluna Karla pretende trabalhar com difusão pedagógica do Taekendo na escola.



5.    Preparação Física para modalidades de percussão.
O professor Dr. Julio Cesar Bassan da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi o ministrante dessa palestra, e ele abordou algumas de suas experiências na preparação física de algumas equipes de lutas de percussão, dentre elas o caratê, esgrima, taekendo, entre outras. O professor destacou alguns pontos importantes que profissional de educação deve saber na preparação de um lutador, esses pontos são: primeiro devemos ter um bom embasamento teórico na fisiologia do exercício e bioquímica, assim teremos base para desenvolver o atleta como todo no âmbito biológico, segundo devemos trabalhar de forma periodizada, que deve conter um período pré-competitivo (preparação), competitivo (manutenção) e de transição (recuperação), vale ressaltar que as três etapas tem importância impar e uma não tem sucesso sem a outra, e por ultimo devemos entender que o mesmo treino para indivíduos diferentes vai ter resultados diferentes. Finalizando a palestra o professor mostrou alguns exemplos de treinos funcionais a lutas com alguns voluntários utilizando a corda com material principal, esses trabalhos tinha o objetivo de melhorar agilidade, força, postura, entre outras valências físicas necessárias para um lutador.


6.    Iniciação a Esgrima.
O treinador do Clube Talia, Oswaldo de Almeida Monteiro, que é economista também, abordou uma breve iniciação a esgrima, explicando a diferença das categorias (florete, espada e sabre), e essas diferenças são na questão da onde pode atacar e ser atacado em relação ao oponente. No caso do florete o atleta só pode tocar o oponente na região do tronco, na espada todo corpo pode ser tocado e no sabre pode acertar membros superiores e tronco. Foi feita uma vivencia da esgrima por voluntários leigos da plateia, simulando uma luta real com aparelho para contagem dos pontos e as regras oficiais da luta.

7.    Relato de Experiência 3.
O ultimo relato de experiência foi feito uma interação plateia e entrevistado com perguntas e respostas, e o relator da vez foi o atleta de MMA e estudante de Educação Física, Matheus “Buffa”, e ele respondeu algumas duvidas sobre sua rotina de treino, algumas competições marcantes, a questão de perda rápida de peso para as lutas e até a história de seu apelido. Com isso, ficou concluído que ele tem um treinamento muito bom, com uma gama de profissionais muito competentes na sua preparação, nas suas lutas foi mostrado bons resultados, mas na questão de perda rápida de peso é que ele não tem um acompanhamento de especialistas e isso faz com ele pratica métodos sem uma orientação necessária.


8.    Preparação Física para modalidades de domínio.
 A ultima palestra do workshop ficou sobre a responsabilidade da professora Ms. Edina M. Camargo, ela ministrou a temática da preparação física de judocas, primeiro ela demostrou exemplos técnicas de golpes do judô como rasteiras e alavancas, com isso comentou que preparação deve ser feita de forma especifica, trabalhando os grupos musculares mais relevantes para a luta, que no caso do judô seria o grupo Core, isquio tibiais e reto femural, tríceps surral, glúteos, bíceps e tríceps braquial, deltoide entre outros, para ter um melhor desempenho no judô. Logo deve fazer esse trabalho resistido junto às habilidades técnicas das modalidades para ter melhor aproveito da preparação do atleta.

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